Corretor ortográfico – Melhore a sua escrita na internet

Todos nós sabemos que o português brasileiro é uma das línguas mais confusas que existem, até mesmo para nós que somos brasileiros e para compensar, o Brasil não é um país que tem um dos melhores ensinos nas escolas públicas. Por tanto, sem um reforço, não fica nada fácil aprender todas as regras linguística que a nossa língua nos obriga a aprender. E como a internet é um dos melhores recursos para a pesquisa e aprendizado sobre coisas que nos deixaram com dúvidas ou que simplesmente esquecemos com o passar do tempo, podemos usar ferramentas como m corretor ortográfico para ser um complemento para as nossas palavras enquanto digitamos.

O corretor ortográfico não é uma ferramenta nova ou tampouco desconhecida, muito pelo o contrário. Alguns navegadores como o Google Chrome, Safari e programas como o Office já vem integrado com um mecanismo capaz de corrigir cada palavra que supostamente esteja fugindo do dicionário Aurélio. O modo de correção é feito de forma simples e bastante útil, uma vez que os softwares com o corretor ortográfico integrado mostra que a palavra está errada e ainda dá uma sugestão de possíveis palavras que talvez você tenha tentado usar.

Como usar o Corretor ortográfico

Google Chrome – Quando você digitar qualquer palavra errada ou que não esteja nos dicionários brasileiros, o navegador automaticamente destacará a palavra para que você revise. Para revisar, você só precisar clicar com o botão direito do mouse sobre a palavra grifada em vermelho e ver as sugestões que eles oferecem. Veja um exemplo na imagem abaixo.

Google Chrome - Corretor ortográfico
Corretor Ortográfico do Google Chrome

Mozilla Firefox: Infelizmente ele não tem uma ferramenta de correção integrada, mas você pode adicionar a ele uma extensão que fará exatamente a mesma coisa que o navegador Google Chrome. Para instalar a extensão siga as dicas abaixo.

1 – Acesse este link

2 – Clique em “adicionar ao Firefox”

3 – Espere o navegador baixar a extensão e se necessário, ele vai pedir para reiniciar, reinicie e o complemento entrará em funcionamento.

Como dito, sempre que você digitar uma palavra errada a ferramenta vai fazer uma busca em seu banco de dados de palavras e se a palavra for desconhecida, ele mostrará um traço vermelho abaixo dela. Para fazer a correção, clique com o botão direito do mouse sobre a palavra.

Mozilla Firefox - Correção de palavras digitadas
Instalação da extensão para corrigir palavras no Mozilla Firefox

Outros navegadores: Existe uma ferramenta online que faz a correção de textos e palavras digitadas. Tudo o que você precisa é acessar o link www.corretorortografico.com  e digitar ou colar o texto que você quer, para saber se há alguma palavra errada, clique em “verificar” e se houver, ele mostrará em vermelho as palavras que supostamente estarão erradas. Para aplicar a correção, clique sobre as palavras e sugestões vão aparecer.

Corrigir palavras online
Corretor Ortográfico online

Vale a pena saber que todos os corretores ortográficos indicados nessa postagem estão adaptados ao acordo ortográfico da língua brasileira. E que as ferramentas só fazem a correção de palavras digitadas erradas, com letras trocadas, faltando ou sem e com acento em letras erradas.

3 thoughts on “Corretor ortográfico – Melhore a sua escrita na internet

  1. amigo gostaria de saber se tem algum modo de colocar o corretor de palavra na sala de bate papo….. mais tem que ser no explore se eu entrar pelo google crome eu não vejo imagens e nem escuto as musicas obrigado Marcos Noturno [email protected]

    Reply