PayPal: Aprenda a abrir uma disputa

O PayPal é o maior sistema de pagamento do mundo, o seu tamanho se dar ao grande uso da sua ferramenta para facilitar pagamentos e negociações entre lojas virtuais e pessoas físicas. Através dele, você pode enviar e receber pagamentos para mais de 100 países.

Como gateway de pagamento, o PayPal funciona como intermediário durante as negociações entre o comprador e o vendedor, aonde quem recebe o dinheiro é a empresa responsável pelo sistema de pagamento e não o vendedor, sendo assim, a ferramenta serve para garantir a entrega do produto ou serviço ao comprador de acordo com o que foi comprado ou contratado, podendo o comprador abrir uma disputa e posteriormente uma reclamação para receber parte ou valor completo pago, caso o vendedor descumpra a sua parte no acordo.

Após realizar o pagamento usando o PayPal, o comprador tem 45 dias para abrir uma disputa, caso haja algo de errado com o seu produto ou serviço contratado, passou o prazo o vendedor não pode ser mais responsável por qualquer dano que tenha sido causado após este período.

A disputa do PayPal diferente da do PagSeguro, permite que haja um acordo entre o comprador e o vendedor, em outras palavras, o comprador reclama e o vendedor tenta ajudá-lo para que ambos entrem em um acordo. Caso não haja um acordo, o comprador poderá abrir uma reclamação, aonde o PayPal vai avaliar as discussões e determinar um vencedor. Por isso é importante que caso você tenha se sentido lesado, você junte evidências que possam provar todo o contexto descrito por você e em seguida, você poder ser reembolsado de acordo como você definiu ao abrir uma disputa.

Leia também: Como receber dinheiro do PayPal em conta poupança

Leia também: Ganhe US$ 10,00 no eBay ao doar R$ 20,00 com o PayPal

Leia também: Como cancelar uma assinatura no Paypal

O que você deve saber antes de abrir uma disputa

  • Prazo expirando – Fez uma compra nacional, pagou com o PayPal e ainda não recebeu o seu produto? Se já passou 20 dias é hora de abrir uma disputa, exceto se a loja ou vendedor tiver reputação o suficiente para que você contate-o antes de abrir uma reclamação. No caso de compras internacionais, se com 40 dias o vendedor enviou o seu produto e ainda não entrou no sistema o código de rastreamento, converse com ele e caso não resolva, abra uma disputa no PayPal.
  • Recebeu um produto diferente da descrição – Se você viu o anúncio de um celular aonde o vendedor dizia que entre os acessórios havia uma bateria extra, um carregador, um fone de ouvido ou que o aparelho estava novo e sem riscos e o que você recebeu foi diferente disso, você pode contatar o vendedor e caso não entrem em um acordo, você pode abrir uma disputa e posteriormente uma reclamação no PayPal.
  • O seu produto foi tributado e você decidiu não fazer a retirada – Ao contrário do que muitos pensam, quando você recebe um produto no Brasil e ele é tributado em um valor que não se valha à pena fazer a retirada, o produto não fica a disposição da Receita Federal, ele volta para o remetente. Nesse caso, você deve comunicar ao vendedor e solicitar o reembolso. Provavelmente ele cobrará os custos de envio.

É importante que você pesquise antes de comprar, procure referências sobre a loja ou sobre o vendedor com quem você vai negociar e jamais deixe exceder o prazo de 45 dias. Algumas lojas não confiáveis costumam pedir prazo ao comprador para que ele não recorra ao seus direitos.

Como abrir uma disputa no PayPal

  1. Faça login no PayPal
  2. Vá até a central de soluções e clique em “informar sobre um problema”
    Central de soluções - Informar sobre um problema - PayPal
  3. Em “tipo de disputa” selecione a primeira opção e clique em continuar
    Tipo de disputa PayPal
  4. Na página seguinte clique no botão “Localizar ID da transação”, uma janela será aberta mostrando as suas transações recentes. Escolha o ID da compra que você deseja reclamar e o copie
    Página de transações do PayPal
  5. Feche a janela das transações e cole o ID na página do PayPal e clique no botão “continuar”.  Na próxima etapa você deverá escrever algo para o vendedor como por exemplo “Não recebi o meu produto e não tenho informações sobre o seu rastreamento. Gostaria de solicitar o reembolso total do valor pago.”, dentro de alguns dias ele vai responder e de acordo com a resposta, você vai decidir se vai ou não transformar a disputa em reclamação, aonde o PayPal poderá fazer o reembolso pelo o vendedor.