Como desativar o autoplay dos vídeos do Facebook

Você percebeu que na última semana os vídeos compartilhado pelos os seus amigos começam a “rodar” sem que você aperte play? Apesar de parecer um bug ou falha do Facebook, não é. O recurso foi incluído nas páginas e perfis dos usuários para alavancar a audiência dos vídeos da rede social.

Embora a primeira vista pareça um GIF pelo o fato de o vídeo começar a rolar sem som, o autoplay começa quando você rola a página para poder acompanhar o conteúdo dos seus amigos e é pausado quando você sobe ou desce a página a ponto de esconder parte ou totalmente o vídeo. Por tanto, se você estiver incomodado ou estiver navegando usando uma internet 3G com banda limitada você poderá desativar esse recurso a qualquer momento. Siga as instruções abaixo para desativar via computador ou celular.

Como desativar a reprodução automática de vídeos do Facebook pelo o PC

  1. No canto superior direito da página, clique na setinha e vá em configurações
  2. Menu de configurações do FacebookNa página de configurações localize o item “vídeos” e clique sobre elePágina de configurações. Menu "vídeo" em destaque.
  3. Na página de vídeos você vai encontrar  a seguinte mensagem “Reprodução automática de vídeos     note: This setting only applies when you use Facebook on your computer. Go to your phone’s settings to change auto-play videos in your Facebook app.” a qual confirma que o autoplay dos vídeos do Facebook está ativado. Ao lado clique no botão e desative e os vídeos não vão mais serem reproduzidos automaticamente, você precisará clicar em “play” quando quiser assisti-los.

Como desativar o autoplay dos vídeos do Facebook pelo o celular

  1. Abra o aplicativo do Facebook
  2. Vá em configurações da conta
  3. Em “notificações de bate-papo e mensagens” clique em “Reprodução automática/Auto-play vídeo apenas em Wifi” ou gire o botão para a esquerda para desativar. Feito isso os vídeos não vão mais aparecer rodando automaticamente sem a sua permissão.

As configurações para desativar o autoplay dos vídeos do Facebook via celular só estão funcionando via aplicativo, pelo o site m.facebook.com infelizmente o menu encontra-se desatualizado. Caso mesmo assim você queira desativar, tente colocar o navegador em modo desktop e siga os passos ensinados para desativar pelo o computador.

One thought on “Como desativar o autoplay dos vídeos do Facebook