Comprar produtos refurbished ou reembalado vale à pena?

Produtos refurbished (remodelad0) e produtos reembalados são famosos por terem um preço menor do que um produto “novo”, apesar de ainda estarem na condição de novos, eles recebem esses adjetivos por não estarem com as suas caixas lacradas como produtos de fábricas.

Os produtos refurbished, são eletrônicos que ao saírem de fábrica tiveram algum tipo de defeito, os quais sofreram reparos e à partir dai passaram a serem vendidos como “refurbished” ao invés de novos,  na mesma categoria se enquadra produtos que foram devolvidos pelos clientes no prazo legal de garantia de devolução. Essa modalidade existe no Brasil  como “reembalado”, porém não se enquadra produtos que tiveram defeitos de fábrica e reparação. Ela  é bastante famosa em países como EUA e China. Sites como o eBay, BestBuy e AliExpress vendem muitos eletrônicos assim, apesar do defeito e reparação, os produtos são totalmente funcionais. E a diferença de preço, vale a pena.

Motivos para comprar produtos refurbished

  • – São mais baratos
  • – No caso de compras em sites como o AliExpress e eBay ambos dão proteção ao consumidor que garante que receberá um produto como descrito.
  • – Na maioria dos casos se trata de produtos devolvidos pelos clientes, os quais estão em condições novas, porém fora da embalagem original.
  • – Mesmo sendo importados tem garantia desde que a fabricante atue no Brasil.

No Brasil, nós temos os produtos reembalados, os quais ficaram famosos nos últimos dois anos em sites como o soubarato.com.br, nesse caso os produtos referem-se a produtos vendidos e devolvidos em um prazo igual ou inferior a 7 dias úteis (prazo dado pelo órgão de defesa ao consumidor que presume que qualquer produto comprado pela internet ou telefone tem direito a devolução por arrependimento em um prazo de até 7 dias). Esse tipo de produto não devia, mas está sujeito a: não funcionar; terem arranhões; estarem fora da caixa original; estarem com objetos que o acompanha faltando.. porém, as empresas que os vendem, garantem estar funcionando 100%, apesar de que o relato de compradores é quase sempre diferente. Em um modo geral, vale à pena comprar produtos reembalados, sabe por que? vamos lá!.

Motivos para comprar produtos reembalados

  • – Querendo ou não, você pode devolver o objeto comprado em até 7 dias de acordo com o CDC e em caso de defeitos, não há prazo determinado para a devolução, sendo assim independente do prazo de arrependimento, você pode devolver ou trocar no momento que você quiser.
  • – Tem a mesma garantia de fábrica dos outros produtos novos. Mesmo que venha a ocorrer algum problema algum tempo depois que você fez a compra, você poderá acionar a garantia de fábrica.
  • – A maioria dos itens são devolvidos por arrependimento de compra, ou seja.. algumas pessoas compram, não acha que o valeu a pena o valor investido e faz a devolução.

Conclusão

Tanto um como o outro, vale a pena se você quer economizar e não se importa com fato de estarem fora da embalagem original. O pior que pode acontecer é você ter que devolver o produto e ter o seu dinheiro de volta. Por tanto, boa compra e lembre-se que do prazo de 7 dias para evitar quaisquer transtornos possíveis!