Conheça o Aurous, o “Deezer” grátis!

Você já deve ter ouvido falar no Popcorn Time, um software gratuito que faz streaming de filmes via Torrent. O programa veio como um concorrente de peso para o Netflix, ainda mais por conter títulos recém lançados no cinema e não cobrar nenhum centavo pela reprodução. A ideia do Popcorn Time parece que foi adotada por mais pessoas e essa semana foi lançado o Aurous, um software de músicas piratas semelhante ao Spotify e Deezer, só que gratuito.

O Aurous, assim como o Popcorn Time faz streaming dos seus arquivos através do protocolo BitTorrent, além de sites como o YouTube e SoundCloud o que o torna um programa com um repertório bastante grande a ponto de ser comparado ao Spotify ou Deezer e tudo sem qualquer custo para você.

Aurous vs pirataria

O Aurous pode ser considerado pirataria? Depende do ponto de vista de cada um, mas considerado ou não, a verdade é que com menos de uma semana de lançado, o software já enfrenta processo de grandes empresas da música, tais como como a Sony Music, Universal Music e Warner Music.

É difícil dizer se o Aurous pode ser considerado um programa pirata, visto que as músicas vem do BitTorrent e até de sites como o YouTube o qual tem músicas enviadas por usuários de toda a rede. Sendo legal ou não, o mistério em volta do motivo pelo qual sites como YouTube e VK não são penalizado por permitir que músicas protegidas por direitos autorais sejam enviadas por terceiros e disponibilizadas em suas plataformas ainda continuará no ar.

Como um dos criadores disse, uma ideia pode ser considerada boa quando o processo por ela, exige o pagamento de milhões de dólares.

Leia também: Como baixar vídeos do YouTube

Leia também: Rádio UOL ou Kboing: Qual o melhor?

Sobre o software

O programa foi lançado na versão alpha, o que faz com que ele tenha alguns bugs, apesar disso ele se trata de um software livre, de código aberto para que qualquer um com conhecimento possa melhorá-lo. O Aurous está disponível apenas para computadores com os sistemas Linux, Windows e OS X. O seu download não está mais disponível no site oficial, mas você pode usar sites alternativos para baixá-lo.

Diferente de outros programas, o Aurous suporta os formatos .mp3, .wav, .flac, .ogg, .opus e .weba, isso faz com que a qualidade das músicas sejam melhores.
Formatos de músicas que o Aurous aceita

Fazendo download do Aurous

  1. Verifique a disponibilidade dele no site: https://aurous.me/ caso não esteja disponível, você pode usar o seguinte link: http://aurous.br.uptodown.com/ para Windows, para Linux e OS X, tem essa pasta do Mega que estava linkada no site oficial, com a opção de download para todos os sistemas disponíveis: https://mega.nz/#F!It0ilSzI!3MNqjccZ2CnfblwgPAY2UQ
  2. Clique no botão “download” e um arquivo de 123MB será baixado no seu computador.
  3. Basta dar dois cliques e prosseguir com a instalação.