Root é uma palavra popularmente conhecida por usuários das distribuições Linux e recentemente Android que designa permissões especiais ou de administradores que autoriza a mudança completa de um sistema operacional e permite que softwares tenham o poder de modificar o sistema, acessar e administrar o seu conteúdo de forma completa.
No Android, o root é especialmente usado para a instalação de aplicativos e de roms não oficiais, como a CyanogenMod que podem melhorar ou danificar um smartphone, a depender do modo em que o usuário vá utilizar o poder que a permissão especial dá para explorar o seu aparelho.
Embora seja praticamente um mito falar que fazer root no Android pode danificar o celular, cabe a você decidir se vale a pena correr o risco e perder a garantia das fabricantes ou não. Tudo depende das suas necessidades em usar o aparelho de celular que você possui. Por tanto, fica claro que se você é um usuário comum que tem o celular apenas para acessar as redes sociais, jogos, mensagens, ligações e etc, a permissão de SuperUsuário talvez não sirva para você. Segue abaixo uma dica fácil e rápida para você rootear o seu celular.
Como fazer root do jeito mais fácil
1 – Instale o aplicativo Framaroot (Para checar a compatibilidade e a versão do aplicativo, acesse o link oficial do desenvolvedor aqui.)
2 – Durante a instalação do Framaroot, é possível que o sistema de segurança Android alerte você antes da instalação, falando que o aplicativo pode ser perigoso para o seu aparelho e a instalação poderá danificá-lo. Prossiga a instalação, ignorando o aviso clicando em “compreendo que este aplicativo pode ser perigoso” e em “instalar”.O aplicativo não fará nada no seu celular, além de liberar permissões especiais no sistema operacional móvel da Google.
3 – Depois de instalado, abra o aplicativo que terá a opção de você instalar o SuperUser (aplicativo que controla quais aplicativos poderão receber as permissões de administrador) e um botão com o nome “Aragorn” que fará a conclusão do processo.
4 – Para certificar de que tudo ocorreu bem, reinicie o seu celular e instale o aplicativo Check Root, aplicativo usado para certificar de que um aparelho tem root ou não.
Como desfazer root do aparelho
O próprio FramaRoot permite que você desfaça da permissão de SuperUsuário, mas isso não garante que o seu celular vai voltar a ter garantia de volta, as fabricantes ainda poderão detectar que o seu aparelho teve modificações que estão em desacordo com o certificado de garantia. Embora, você queira desfazer por algum motivo, siga o pequeno tutorial abaixo.
1 – Abra o aplicativo FramaRoot
2 – Aonde está escrito “Install SuperSu”, selecione Unroot
3 – Reinicie o seu celular e novamente, use o aplicativo Check Root para certificar de que tudo está certo.
Fiz root no meu celular e agora?
Saiba que além de ter perdido a garantia do seu celular, você não receberá mais atualizações do sistema quando houver uma nova versão disponível. Embora, isso não queira dizer que você não possa atualizar manualmente e escolher uma rom da sua preferência, que pode ser até melhor que a disponibilizada pela a empresa que fabricou o seu smartphone.
Se o seu celular for lento, você pode fazer overclock nele, um processo que permite a você usar o máximo do processador dele, assim como pode permitir que você controle a frequência para menos e ter uma maior economia de bateria.