O PayPal é o maior sistema de pagamento do mundo, o seu tamanho se dar ao grande uso da sua ferramenta para facilitar pagamentos e negociações entre lojas virtuais e pessoas físicas. Através dele, você pode enviar e receber pagamentos para mais de 100 países.
Como gateway de pagamento, o PayPal funciona como intermediário durante as negociações entre o comprador e o vendedor, aonde quem recebe o dinheiro é a empresa responsável pelo sistema de pagamento e não o vendedor, sendo assim, a ferramenta serve para garantir a entrega do produto ou serviço ao comprador de acordo com o que foi comprado ou contratado, podendo o comprador abrir uma disputa e posteriormente uma reclamação para receber parte ou valor completo pago, caso o vendedor descumpra a sua parte no acordo.
Após realizar o pagamento usando o PayPal, o comprador tem 45 dias para abrir uma disputa, caso haja algo de errado com o seu produto ou serviço contratado, passou o prazo o vendedor não pode ser mais responsável por qualquer dano que tenha sido causado após este período.
A disputa do PayPal diferente da do PagSeguro, permite que haja um acordo entre o comprador e o vendedor, em outras palavras, o comprador reclama e o vendedor tenta ajudá-lo para que ambos entrem em um acordo. Caso não haja um acordo, o comprador poderá abrir uma reclamação, aonde o PayPal vai avaliar as discussões e determinar um vencedor. Por isso é importante que caso você tenha se sentido lesado, você junte evidências que possam provar todo o contexto descrito por você e em seguida, você poder ser reembolsado de acordo como você definiu ao abrir uma disputa.
Leia também: Como receber dinheiro do PayPal em conta poupança
Leia também: Ganhe US$ 10,00 no eBay ao doar R$ 20,00 com o PayPal
Leia também: Como cancelar uma assinatura no Paypal
O que você deve saber antes de abrir uma disputa
- Prazo expirando – Fez uma compra nacional, pagou com o PayPal e ainda não recebeu o seu produto? Se já passou 20 dias é hora de abrir uma disputa, exceto se a loja ou vendedor tiver reputação o suficiente para que você contate-o antes de abrir uma reclamação. No caso de compras internacionais, se com 40 dias o vendedor enviou o seu produto e ainda não entrou no sistema o código de rastreamento, converse com ele e caso não resolva, abra uma disputa no PayPal.
- Recebeu um produto diferente da descrição – Se você viu o anúncio de um celular aonde o vendedor dizia que entre os acessórios havia uma bateria extra, um carregador, um fone de ouvido ou que o aparelho estava novo e sem riscos e o que você recebeu foi diferente disso, você pode contatar o vendedor e caso não entrem em um acordo, você pode abrir uma disputa e posteriormente uma reclamação no PayPal.
- O seu produto foi tributado e você decidiu não fazer a retirada – Ao contrário do que muitos pensam, quando você recebe um produto no Brasil e ele é tributado em um valor que não se valha à pena fazer a retirada, o produto não fica a disposição da Receita Federal, ele volta para o remetente. Nesse caso, você deve comunicar ao vendedor e solicitar o reembolso. Provavelmente ele cobrará os custos de envio.
É importante que você pesquise antes de comprar, procure referências sobre a loja ou sobre o vendedor com quem você vai negociar e jamais deixe exceder o prazo de 45 dias. Algumas lojas não confiáveis costumam pedir prazo ao comprador para que ele não recorra ao seus direitos.
Como abrir uma disputa no PayPal
- Faça login no PayPal
- Vá até a central de soluções e clique em “informar sobre um problema”
- Em “tipo de disputa” selecione a primeira opção e clique em continuar
- Na página seguinte clique no botão “Localizar ID da transação”, uma janela será aberta mostrando as suas transações recentes. Escolha o ID da compra que você deseja reclamar e o copie
- Feche a janela das transações e cole o ID na página do PayPal e clique no botão “continuar”. Na próxima etapa você deverá escrever algo para o vendedor como por exemplo “Não recebi o meu produto e não tenho informações sobre o seu rastreamento. Gostaria de solicitar o reembolso total do valor pago.”, dentro de alguns dias ele vai responder e de acordo com a resposta, você vai decidir se vai ou não transformar a disputa em reclamação, aonde o PayPal poderá fazer o reembolso pelo o vendedor.
View Comments (0)