Importação: Tabela completa de roupas e calçados

Uma das dúvidas mais comuns entre quem faz compras internacionais em sites como o eBay, AliExpress, TinyDeal, ChinaBuye e etc, é em relação ao tamanho de calçados e roupas. Em alguns países a medida de roupas e calçados é completamente diferente das que nós acostumamos a comprar no Brasil, porém por conta disso lojas virtuais da China e EUA costuma trabalhar com duas das principais medidas internacionais, a dos EUA e Europa. A medida de calçados da Europa é bem parecida com a nossa, a de roupas dos EUA também é semelhante, o que muda é apenas as siglas que são relacionadas ao nome em inglês.

Assim como no Brasil, nos países asiáticos, europeus e norte americano, existe a diferença em tamanhos de calçados e roupas infantis, masculino e feminino e para fazer a comparação/divisão caso você não trabalhe com medidas em centímetros, você deve escolher a categoria correta e usar a tabela abaixo para comparar.

Leia também: Importação – Saiba como não ser taxado

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o AliExpress

Leia também: Como rastrear um pedido que está com a transportadora

Leia também: AliExpress: Como saber se um produto é original

 Tabela para roupas infantis

A diferença entre o tamanho das roupas infantis dos outros países em relação ao Brasil é mínima, mas do mesmo jeito vale à pena usar a tabela abaixo sempre que for importar compras.

Roupas infantis tabela de tamanhos internacionalTabela de calçados infantis

Entre as maiores diferenças em tamanho de objetos pessoais comprado no exterior em comparação aos do Brasil, está nos calçados. Apesar de os números europeus serem similares aos brasileiros, confundi-los pode fazer toda a diferença na hora da compra. Lembre-se de se certificar se o tamanho disponibilizado no produto é correspondente ao dos EUA ou Europa.

Lista de tamanho de calçados infantisTabela para vestidos, saias e casacos para mulheres

Em relação a outros catálogos de tamanhos, você pode praticamente basear as medidas brasileiras nos padrões europeus. A diferença é vista apenas em alguns números, o que na prática não fará diferença a ponto de causar desconforto. Caso você esteja procurando por vestidos, saias ou casacos e encontre medidas europeias, você poderá comprar se baseando nelas sem medo. Segue abaixo a tabela de conversão de medidas de roupas.

Numeração para roupas feminios importadas

DICA:  Os tamanhos correspondentes às letras no Brasil: PP – P – M – G – GG – XGG  equivalem a XS – S – M – L – XL – XXL – XXXL nos EUA, nessa mesma ordem.

Tabela para blusas e camisas de mulheres

Sempre que você for importar blusas pela a internet, é bom olhar além das letras e tabelas as dimensões correspondentes principalmente se você estiver importando roupas da China. Uma boa dica também é você pedir imagem real da roupa ao vendedor.

Medidas de blusas femininosTabela com medidas de calçados femininos

Se você seguir exatamente essa tabela, você não terá erro ao comprar o seu tênis, sapato, pantufa, sandália chinelo. Incrivelmente as medidas correspondem exatamente aos tamanhos convertidos, lembre-se  de usar uma das nossas tabelas sempre que for viajar para o exterior e caso queira comprar um produto de uso pessoal por lá.

Tabela para a conversão de calçados femininosTabela para a comparação de blusas e camisas masculinas

Se você puder seguir a tabela de numeração ao invés da de letras, você vai conseguir comprar exatamente o que você está querendo. Roupas masculinas adultas lá fora, podem ter proporções diferentes se seguida uma tabela de letras. A dica de pedir uma imagem real da roupa pode ajudar na hora de acertar.

Tabela masculinaTabela com números de calçados masculinos internacional

Do mesmo jeito que seguindo a numeração equivalente a calçados femininos brasileiros e internacional você acertará no tamanho, acontece com os masculinos também. Porém, não queira comprar com uma medida a mais ou a menos achando que poderá ficar apertado ou folgado que você poderá errar. Uma boa dica é por exemplo, você pegar um tênis ou um sapatênis e olhar a numeração dele no solado ou na palminha, geralmente tem referências sobre o tamanho americano e europeu.

Medidas de calçados masculinos